quarta-feira, 10 de março de 2021

Primeiros plantios

 

Plantio em Janeiro/2021

Preparei o solo capinando área de puro capim elefante. Com a ajuda de meu filho mais velho Bernardo. De 14 anos. Em 300 m2 de plantio, jogamos 10 kg de calcário. Incorporamos no solo com a enxada e aguardamos duas semanas.

Por volta do dia 15. Com ajuda do Bernardo e de minha esposa Jahnavi e de meu filho mais novo Nitai, de 6 anos, preparamos o solo dos berços com 3kg de farinha de osso, 1,5 kg de torta de mamona e 5 sacos de esterco bovino do curral da Fazenda Monte Cristo.


Plantamos nessa área 300m2 de milho crioulo da Pedra Negra:(Miriam) sementes que colhi em Ibiá.

Junto do milho, plantamos quiabo chifre de veado. (sementes que colhi em Ibiá).

Plantamos em berços a 40cm de distância. Milho e quiabo. 5 sementes de cada. Para desbastar em fevereiro e março. Eu, Bernardo e Jahnavi preparamos o solo incorporando esterco mamona e farinha de osso e Nitai colocava as sementes e enterrava.

Fevereiro de 2021

Por volta do dia 20 de fevereiro peguei 20 mudas de brócolis e 25 mudas de couve com Guilherme (Faz. Monte Cristo). Plantei as mudas com ajuda da Jahnavi na horta ao lado do Engenho. Plantei também estacas de amora preta, sementes de araçá e ameixa, que coletei na própria fazenda.

Em outra área de aproximadamente 300 m2 para cima do caminho da cachoeira, tomada pelo capim elefante, fui fazendo berços para o plantio sucessional de amora, ameixa, araçá e goiaba. Aproveitei os berços para o plantio de quiabo chifre de veado, milho, mamão formosa a lanço (do mercado de Trajano) e manjericão (estacas da Fazenda Monte Cristo).




Enriqueci a horta do engenho com estacas de manjericão (estacas da Fazenda Monte Cristo).

Plantei Maracujá para subir nas árvores da Fazenda. Por volta de 50 mudas que fiz com maracujá que comprei no Joãozinho (Monte Café).

Março de 2021

 6 de março: Desbastei milho e quiabo e apliquei 3 kg de torta de mamona incorporado no solo superficial ao redor das mudas de couve, brócolis e dos milhos e quiabos que ficaram. Plantei mais 4 mudas de manjericão no plantio de frutíferas sucessional. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário