quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lote sujo servindo de abrigo para animais nocivos à população.

Pois é. Recebi uma notificação da prefeitura dizendo que se eu não limpasse o lote em quinze dias receberia uma multa por estar em desacordo com o código de posturas de 1935. Esse código tá desatualizadérrimo. Do tempo do vovô garoto. Do tempo em que índio andava pelado ou de tanguinha e português de peruca branca. Mas o lote está limpo! Só tem plantas lá! Tirei tantos sacos de lixo que já perdi a conta. E olha que o povo ainda joga lixo por cima do muro. Já tinha avisado todos os vizinhos da rua para parar de jogar lixo, que eu estava revitalizando o lote. E não é que a denúncia veio da vizinhança. Pensaram: "esse cara é doido! Não quer que joguem lixo mas planta mamona. O lixo em pessoa, ou em planta!"  Da rua só dá para ver mamona e margaridão. O margaridão é flor, mas mamona dá no lixão. Ninguém quer um pé de mamona em casa, porque mamona já virou praticamente lixo. Pega mal na descompostura.  E os animais nocivos? Formiga, maritaca, borboleta, beija flor, calango, piolho de cobra. Cobra??? Não tem nada. Piolho de cobra! Só o piolho. Planta é lixo e piolho é cobra. No fim quem leva a multa é quem admira a mamona. Comprometi-me a podar as mamonas, para não deixar elas pularem do quintal e invadir os dos vizinhos (essas mamonas do MST!). Jurei de pé junto que não tinha lixo no lote e continuo na missão de incluir a “sujeira” das plantas excluídas, seus valores de cooperação e rusticidade na cultura local. Continuo cantando e colhendo. O código de barras florestal saiu de moda. Briga por isso não bobo. Aliás, briga tô fora. Disseminando o amor e a cooperação vamos chegar às florestas sem códigos.  Essa é para ser curta. Só uma piada mesmo.

Um comentário:

  1. Estou indignada. O motivo, vejamos: há 4 meses meu pai plantou aqui perto, em NOSSA calçada, uma espécie própria para arborização urbana. Espécie escolhida a dedo e buscada por mim com maior zelo e cuidado no horto da cidade. Estava linda, verdinha, com cerca de 1 metro de altura, começando a abrir suas florzinhas em tom lilás. Há duas semanas um espírito de porco (sem querer ofender os bichinhos - aos quais peço desculpas , mas usando o termo para designar um idiota desocupado; enfim, um cidadão tentou arrancá-la quebrando seu caule. Graças a Deus, por incompetência, não conseguiu arrancá-la por completo. Aquela arvorezinha que eu admirava todos os dias estava tombada no chão... Meu pai pacientemente amarrou-a a uma estaca e coloquei homeopatia para fortalecê-la. Desde o ocorrido e cercada de cuidados, vinha se recuperando muito bem. Hoje, 23.12.11 jogaram um produto nada abençoado que queimou um lado de suas folhas e flores e a fez murchar toda. Tenho minhas desconfianças do individuo com rebaixamento mental que tenha feito isso e do seu motivo torpe mas infelizmente não posso provar nada. Enfim, o retardado me deixou muito mal e descrente nesse lugarzinho sem qualquer cultura ou prática ambiental e ecologicamente correta (infelizmente, minha terra natal), um lugar onde não se plantam árvores porque:
    1 - faz “sujeira” na calçada (como se folhas e flores fossem sujeira/lixo e não os sacos plásticos que consomem de montão e deixam na rua, no rio, no bueiro porque não têm educação para depositá-los no lugar correto..)
    2 - ou porque “estraga o passeio” (aqui não conhecem árvores próprias para cidade: uma vez plantaram sibipiruna!!! adoidado por aí). Bom, estou revoltada assim como você com seu lote em que vc não tem sossego de plantar o q bem entender.
    Um dia, tenho esperança que uma cultura de preservação, cidadania, ecologia e bom senso passe e fique por aqui. E que não seja tarde!
    Será que tem homeopatia pra isso? (para deixar o povo mais inteligente e respeitador da natureza que o Criador tão amorosamente nos deixou).

    Abraços e parabens pelo blog

    ResponderExcluir